AP-Networks.com     |      AP-Canada.ca

Trazendo a TINC para a América Latina, estreando com a TINC América Latina 2018

Bahia, Brasil | 21 de Fevereiro de 2018

TINC Latin America 2018

TINC América Latina 2018 marca a primeira Turnaround Industry Network Conference realizada na América Latina e a 29ª TINC globalmente. A Braskem se uniu como copatrocinadora, apoiando a Asset Performance Networks em trazer o renomado simpósio de paradas, somente para empresas proprietárias, para a América Latina. Os participantes são originários de dez empresas, representando as indústrias de óleo e gás, química e petroquímica e mineração e metais.

Apresentações

Alex Rodrigues – Apresentação de Abertura

Braskem | Gerente de Gestão Estratégica da Manutenção e Confiabilidade

Alex Rodrigues realizou a Apresentação de Abertura da TINC América Latina 2018. Sua apresentação destacou os esforços da Braskem para melhorar a forma em que as paradas são executadas. A Braskem iniciou a padronização de seu processo de trabalho de paradas de manutenção em setembro de 2015 e desenvolveu uma linha do tempo estratégica para implementar uma variedade de iniciativas, com o foco da melhoria dos resultados das paradas. Em 2017, a empresa começou a utilizar o benchmarking como uma medida padrão das paradas. Alex também compartilhou detalhes sobre o processo de otimização de escopo da Braskem, iniciativas de aumento da produtividade e otimização do intervalo de paradas.

Sonia Kaestner – Melhores Práticas e Tendências Emergentes

AP-Networks | Diretora Geral, América Latina

Sonia Kaestner compartilhou aprendizados da Indústria e tendências do Banco de Dados de Paradas da AP-Networks. Em sua apresentação, ela se aprofundou nos fatores que afetam o desempenho das paradas e o nível de controle que os times de parada têm sobre estes fatores. Sonia enfatizou a importância das paradas como oportunidade estratégica de negócios e destacou a preparação, controle de escopo e procedimentos de Gestão da Mudança (MOC) como vitais para o sucesso das paradas. Sua apresentação detalhou os desempenhos da Indústria nas métricas de segurança, meio ambiente, custo, prazo e operabilidade, para identificar tendências importantes. Finalmente, Sonia detalhou as práticas que diferenciam as empresas de desempenho superior e enfatizou que o alcance do desempenho de paradas dos líderes da Indústria é uma jornada, que algumas destas empresas completaram com sucesso.


Alan Cajueiro – Princípios Avançados de Escopo Baseado em Risco

AP-Canada | Consultor

A apresentação de Alan Cajueiro detalhou os motivos para se otimizar o escopo de paradas e as causas de falhas prematuras em paradas, devido ao intervalo incorreto de intervenção em equipamentos. Métodos tradicionais de formação de escopo foram discutidos, enquanto Alan relacionou as armadilhas típicas que conduzem ao aumento de escopo. A seguir, foi apresentada uma abordagem de gestão de escopo baseada em risco, esclarecendo os conceitos de quantificação e mitigação de riscos, bem como uma explanação sobre as entradas e condições necessárias para se executar com sucesso uma revisão de escopo baseada em riscos. Alan também compartilhou um estudo de caso, que apresentou resultados reais da implementação de um processo de escopo baseado em risco, incluindo o percentual de escopo postergado/eliminado e a economia potencial desta redução de escopo em termos do custo total da parada.


Pete Shirley – Conduzindo a Uma Melhor Integração: A Perspectiva de Projetos de Capital

AP-Networks | Gerente de Área – Paradas de Manutenção

Pete Shirley deu continuidade à discussão com uma análise mais aprofundada em umas das principais causas de falhas em paradas: Integração de Projetos de Capital. Pete detalhou as causas comuns para a má integração, desdobrando-as em três categorias: Lacunas Organizacionais, Desalinhamento Estratégico e Lacunas em Planejamento e Execução. Em seguida, apresentou melhores práticas emergentes que foram aplicadas com sucesso para a melhoria da integração de projetos de capital em paradas e alcançar resultados mais competitivos. Finalmente, Pete introduziu aos participantes o Índice de Integração da AP-Networks, que provê uma métrica quantitativa de integração entre as áreas de paradas de manutenção e projetos de capital.

Sessões de Discussão em Grupo

As Sessões de Discussão em Grupo são o destaque de toda TINC e a AP-Networks teve o orgulho de trazer este renomado fórum de discussão de pares para a América Latina. Os participantes compartilharam suas experiências e identificaram novas formas de lidar com os desafios e oportunidades. Ao final da discussão, cada grupo apresentou um resumo de seus comentários. Este ano, os participantes da TINC América Latina discutiram sobre os seguintes tópicos:

  • Definição de Escopo
  • Padronização de Processo de Trabalho

Aprendizados da TINC América Latina 2018

TINC Latin America 2018

Uma coisa ficou clara na primeira conferência TINC América Latina: profissionais da área de paradas de manutenção estão motivados em romper as barreiras do conhecimento em paradas. Líderes dos setores da indústria de toda a região estão engajados no desafio de fortalecer seus processos e organizações na busca de resultados de parada seguros, competitivos e previsíveis. Como sempre, a AP-Networks se orgulha de fazer parte desta conversa. Desejamos imensamente retornar no próximo ano e nos anos seguintes, fazendo parte desta jornada rumo à excelência.